Distribuidoras são um tipo de negócio que depende de capacidade de controle do estoque e armazenamento para funcionar de forma eficiente. Por isso, é essencial fazer uma boa gestão do estoque, para que ele traga menos custos e mais vantagens. Isso garante não só o crescimento da distribuidora, mas também sua sobrevivência.
Para aprender a fazer uma gestão de estoque de forma eficaz, separamos algumas dicas importantes para você.
Matriz BCG
Você sabe quais são os seus produtos mais vendidos? Analisar o seu portfólio e saber quais itens são os mais lucrativos ajudará a empresa a vender mais. Para isso, no entanto, é preciso usar as ferramentas certas – uma das mais conhecida é a matriz BCG.
Criada pelo Boston Consulting Group, a matriz BCG ajuda as empresas na hora de se planejarem estrategicamente, revisando seu portfólio de produtos periodicamente para decidir em quais itens investir, quais têm potencial para se tornarem campeões de venda e quais devem ser deixados de lado.
A matriz é dividida em dois eixos: participação no mercado e crescimento das vendas. Essas duas referências formam os quatro quadrantes que devem ser analisadas para implementar uma estratégia de marketing: abacaxi, vaca-leiteira, interrogação e estrela.
Estrelas: produtos que todo mundo quer, tendências. Têm grande participação no mercado e são capazes de impulsionar todo o portfólio.
Vacas-leiteiras: produtos que vendem bem durante todo o ano, mesmo em períodos de retração econômica.
Interrogações: produtos destinados a um mercado em expansão, mas que ainda são campeões de venda. São aquelas peças que o consumidor fica com um pé atrás antes de comprar.
Abacaxis: produtos lançados para atender a demanda de um mercado sólido e estável, no entanto, por algum motivo esses itens não agradam o consumidor e encalham nas prateleiras.
Informações sobre marcas e produtos sempre atualizadas
Uma forma de realizar um melhor controle de movimentações é com o uso de inventários. Essa é uma ferramenta que ajuda a registrar a disponibilidade de cada produto e evita que a empresa passe por situações de desabastecimento.
Essa contabilização de itens deve ser feita de maneira criteriosa, se possível, por especialistas, com uso de softwares para que você tenha como avaliar se o investimento realizado na aquisição dos produtos está de acordo com os resultados e se é necessário girar o estoque com ações promocionais.
Para fazer um inventário adequadamente e construir um estoque inteligente você precisa se concentrar em fazer uma listagem completa dos produtos que tem armazenados no estoque da sua empresa, com o intuito de não apenas identificá-los, mas também classificá-los e determinar os valores de cada um.
Produtos homologados pela Anatel
Para que alguns dispositivos de comunicação possam ser devidamente comercializados no Brasil, eles precisam ser, primeiramente, homologados pela Anatel.
Esse processo serve para determinar se estes equipamentos atendem as normas exigidas e, principalmente, se o seu funcionamento não representa riscos à saúde humana.
De acordo com a Anatel, esse processo pode proteger o consumidor e prevenir problemas no uso desses aparelhos, além de garantir um padrão de qualidade na comunicação em todo território nacional.
A Adconnect trabalha apenas com produtos homologados pela Anatel, garantindo que você receba produtos de qualidade e seguros. Você pode confiar que receberá apenas o melhor!
Agora você já sabe um pouco mais sobre como gerenciar melhor a sua distribuidora e como ter um estoque inteligente, que atenda as demandas dos seus clientes.
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